Rio Grande do Sul ainda não apresentou nenhum caso de gripe aviária
Ministério da Agricultura e Pesca (MAPA) emitiu alerta de risco sobre a gripe aviária devido à emergência zoossanitária.
Com oito casos já confirmados de gripe aviária no Brasil, sete oriundos do Espírito Santo e um do Rio de Janeiro, o Rio Grande do Sul ainda não teve o registro de nenhum caso, conforme salienta Isadora Correa, Fiscal Estadual Agropecuária da Inspetoria Veterinária de Soledade. “Felizmente não teve nenhum registro de casos até o momento, mas sempre é importante reforçar o alerta especialmente para os produtores de aviários para que tomem todo cuidado possível neste momento”, destaca.
Ainda nesta terça-feira, 23/05, o Ministério da Agricultura e Pesca (MAPA) emitiu alerta de risco sobre a gripe aviária devido à emergência zoossanitária, referente ao aumento de casos. A medida é válida por 180 dias. “As recomendações incluem intensificação da vigilância em aves silvestres e domésticas e de síndrome gripal em pessoas expostas a esses animais”, salienta.
A transmissão da doença para humanos é possível, mas só acontece quando há contato com o animal infectado, sendo raro o contágio entre humanos.
Texto e Foto: Glauber Silveira/Tua Rádio Cristal
Comentários