Colheita de soja está sendo concluída no município de Soledade
Esta que devem ser finalizadas ainda esta semana.
Foto: Divulgação
A colheita da soja está se encaminhando para o final em Soledade, sendo que já foram colhidas cerca de 95% da área segundo a Emater. Em função do grande volume de chuvas na região do Alto da Serra do Botucaraí ocorreram alguns imprevistos e com isso houve um atraso, é esperado que a colheita seja concluída nos próximos dias.
“O problema do La Niña é a má distribuição de chuva, tivemos um começo de safra com pouca chuva, o nascimento do plantio que é um ponto chave foi terrível, tiveram pessoas que plantaram e replantaram mas o soja não nasceu. No início do ciclo faltou chuva e agora a quantidade foi muito grande”, conforme o engenheiro agrônomo da Emater de Soledade, Roger Terra de Morais.
Esses prejuízos podem gerar uma quebra acentuada nas lavouras, não há dados de fechamento, mas pela análise dos técnicos agropecuários e agrônomos, é que Soledade possa ter uma produção média de 35 sacos por hectare.
Segundo Roger, a soja é uma mercadoria comercializada no mundo todo, e o reflexo negativo de um estado no Brasil não poderá interferir no preço. Mas o que preocupa os agricultores são os custos dos insumos para a próxima safra, visto que pode causar grande impacto na rentabilidade dos produtores.
As instituições estando com recursos financeiros limitados faz com que o trabalhador rural receba restrição de acesso ao crédito, fazendo assim que as lavouras de inverno sejam outra preocupação presente.
Comentários