Estimativa é de que safra de trigo em Soledade seja de 10 mil hecatares em 2022
Baixar ÁudioExpetativa é do escritório da Emater
A estimativa é de que em Soledade o plantio do trigo tenha atingido 10 mil hectares. A expectativa é do escritório da Emater de Soledade. Conforme o engenheiro agrônomo, Roger Terra de Moraes, no momento a safra está sendo finalizada com a fase de emborrachamento e de emissão das espiguetas.
“De uma forma geral, o trigo se estabeleceu bem, estamos com bom potencial para safra. Se não houver mais chuvas, teremos safra de boa qualidade. Esperamos que o produtor consiga fazer toda a colheita com o tempo seco”, cita Moraes.
Ele lembra que, neste ano, o plantio do trigo foi tardio em função das chuvas do mês de maio e junho. O atraso foi de 30 dias. No entanto, não prejudicou, pois em anos anteriores quando houve o plantio no período inicial ocorreram as geadas que prejudicaram. Neste ano, houve também o fenômeno tardio que não trouxe prejuízos para a safra.
GIBERELA
Mesmo que as expectativas sejam positivas para a safra, Moraes chama atenção aos cuidados com a doença giberela que afeta o trigo. Ele orienta para que o produtor faça aplicações preventivas de produtos para o controle da praga e evitar o fungo.
“O momento é para a doença desenvolver, por isso o cuidado. A cultura, condições ambientais como a alta umidade e temperaturas amenas favorecem a doença. A partir do florescimento, o perigo é maior para causar danos.”
Confira a entrevista completa no áudio anexo com a reportagem.
Texto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal
Foto: Emater/Divulgação
Comentários