Cobrança do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural vai até 17 de agosto
Baixar ÁudioGuia pode ser retirada no Sindicato Rural de Soledade
Desde o dia 18 de julho, ocorre a cobrança do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural. A guia é fornecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com o secretário executivo do Sindicato Rural de Soledade, Zaluar Pedro, esse ano o prazo foi antecipado e se estende até 17 de agosto.
Como os produtores não recebem a guia por correio, precisam ir até o Sindicato que vai emitir a guia pela internet. O horário de atendimento é das 8h até as 12h e das 13h30min até as 18h. “Esse certificado constitui uma prova de cadastro de imóvel rural e é indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou para homologação de partilha amigável ou judicial. O documento também é utilizado para transações imobiliárias e financiamentos”, diz Pedro.
Para obter a CCIR, é necessário fazer o cadastro no Incra em um primeiro momento. Após, pode ser efetuado o ITR. É importante também manter o cadastro atualizado em caso de alguma mudança, além do pagamento anual. O valor varia de acordo com o tamanho do imóvel e quantidade de bens na área rural.
Confira a matéria completa e outros assuntos como as atividades do Sindicato no áudio anexo com a reportagem.
Texto e foto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal
Comentários