Coagrisol projeta queda de 30% na produção de leite em sua região de abrangência
Baixar ÁudioMédia cai de 30 mil litros/dia, para aproximadamente 21 mil
Foto: Letícia Nunes/Tua Rádio Cristal.
A escassez de chuvas vivenciada nesta safra 2019/2020, tem acarretado além da perda na produção a má qualidade dos grãos. Não é diferente em relação à bacia leiteira, a qual a Coagrisol em sua região de abrangência projeta uma perda de 30%.
O responsável pelo setor junto a cooperativa, Júlio César Groth, enfatiza que a situação da má qualidade gerada nas forragens de verão, vem desde o mês de outubro do ano passado, em virtude do excesso de chuvas. "Bem nessa época era o período da implantação das nossas forragens, plantamos nosso milheto, sorgo e capim sudão e ali já tivemos um problema de germinação".
Agora, a pouca ocorrência de chuvas, nestes últimos meses, também tem gerado problemas. "Especialmente neste início de ano, a preocupação foi outra, ou seja, a estiagem, com isso a situação se agravou e muito pouco pudemos aproveitar estas forragens, devido a uma menor e má produtividade", ressalta Groth.
Groth ainda comenta sobre mentalidade do produtor da região. "Nos últimos anos, sempre tivemos uma chuva boa no mês de dezembro, o que infelizmente não aconteceu desta vez, por isso, sempre procuramos alertar o nosso produtor a guardar alimentos, estocar a silagem de uma ano para o outro, ele deve estar preparado para enfrentar as dificuldades, não pensar somente no agora, mas sempre em um futuro que por vezes pode não sair de acordo com o planejado".
Comentários