Cultura de inverno: cuidados com o manejo do solo
Baixar ÁudioApós tanta chuva, como se preparar para que a semeadura e a colheita sejam satisfatórias?
O mês de maio foi extremamente chuvoso, o que prejudicou muitos produtores, especialmente aqueles que plantam soja. No entanto, o agricultor precisa se preocupar com o plantio das culturas de inverno. Mas após tanta chuva, como se preparar para que a semeadura e a colheita sejam satisfatórias? Rafael Ourique, engenheiro agrônomo afirma que o maior cuidado é com o solo.
“O solo é a base para o plantio de qualquer cultura. Por isso, para que o produtor tenha sucesso nas culturas de inverno, é preciso que ele tenha atenção, principalmente nas camadas superficiais do solo, onde existe uma perda significativa de nutrientes como potássio e magnésio”, explicou o profissional.
Rafael orienta que para ajudar no manejo adequado do solo, se faça a rotação de culturas. “Outra dica importante é sempre deixar plantas no solo. Neste período de entressafras, a principal forma para a recuperação do solo é o mix de culturas para que nutrientes importantes não se percam”, destacou.
Na região de Soledade, a cultura de inverno predominante é o trigo. Para que não haja perdas na produção, Rafael alerta para a escolha correta da cultivar e a janela de plantio. “Se o produtor optar por uma cultivar precoce, é preciso semear numa janela de ciclo mais longo, para o trigo espigar na janela após o período de geadas”, finalizou.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Arquivo pessoal
Comentários