Agricultores de Mormaço estão em atenção com as chuvas
Baixar ÁudioO grande volume de chuvas ocorrido nas últimas semanas afetou não somente os moradores das cidades, mas especialmente os agricultores, que tiveram as suas lavouras prejudicadas
O grande volume de chuvas ocorrido nas últimas semanas afetou não somente os moradores das cidades, mas especialmente os agricultores, que tiveram as suas lavouras prejudicadas.
O município de Mormaço possui a agricultura como um ponto forte, principalmente a agricultura de subsistência, e foi uma das localidades que sofreram com essa precipitação.
“Temos enfrentado muitas intempéries, muitas chuvas que vem afetando muito o desenvolvimento da nossa agricultura. Aqui no município, para se ter uma noção, no mês de setembro nós registramos em torno de 740 mm de chuva”, relatou o secretário da Agricultura de Mormaço, Wagner de Loreno.
Essa situação influenciou diretamente o trigo em fase de floração e também o milho. “Não bastasse a chuva, no início de outubro teve a geada em vários pontos do interior, que afetou o trigo e algumas lavouras de milho em fase de germinação. E também por causa do grande volume de chuva, alguns produtores não puderam realizar o tratamento nas suas plantações”, revelou Wagner.
Outra parte bastante afetada foi a agricultura familiar, com destaque para o plantio das hortas e da subsistência. “Muitos produtores não puderam plantar e quem plantou, perdeu tudo ou não desenvolveu. Tivemos registros de muita umidade no trigo, isso impossibilita a colheita para muitos produtores e também a impossibilidade de plantar a próxima cultura”, afirmou o secretário.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Fotos: Wagner de Loreno
Comentários