Emater faz projeções positivas para culturas de inverno
Baixar ÁudioA previsão é de um ano bom para as lavouras de inverno como um todo, principalmente para o trigo
Depois de uma safra frustrada pelo excesso de chuva, em decorrência do fenômeno climático El Niño em 2023, as condições climáticas devem ser favoráveis para o desenvolvimento das culturas de inverno neste ano.
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater de Soledade, Roger Terra de Moraes, os agricultores ficaram com receio de investir nas culturas de inverno, o que ocasionou em uma redução das áreas plantadas. “Neste ano nós tivemos uma redução significativa na área plantada, muito em função das chuvas que ocorreram nos meses de abril e maio. Naquele momento o preço do trigo também era baixo, então o custo de produção estava bem alto em relação ao custo do produto. No ano passado tivermos em torno de 10 mil hectares de trigo plantado e neste ano houve uma redução de cerca de 7 mil hectares”.
Roger ainda fala sobre a projeções feitas para a produção de 2024. “A projeção deste ano é favorável. A previsão é de um ano bom para as lavouras de inverno como um todo, mas principalmente para o trigo. Claro que isso é uma previsão, podendo acontecer ou não. Dentro deste ano favorável, esperamos que tenhamos uma boa produção. O desenvolvimento inicial está sendo satisfatório e muito bom”.
Por fim, Roger ressalta a esperança que o preço seja favorável, para que os agricultores possam ter uma boa rentabilidade ao comercializar a safra.
Texto: Kételyn Gocks/Tua Rádio Cristal
Foto: Arquivo/Tua Rádio Cristal
Comentários