Cadastros da Declaração Anual de Rebanho tem baixa procura por produtores em Soledade
Baixar ÁudioEm função das fortes chuvas que caíram no mês de maio e assolaram o Rio Grande do Sul, muitos serviços foram afetados em questão de prazos.
CADASTROS DA DECLARAÇÃO ANUAL DE REBANHO TEM BAIXA PROCURA POR PRODUTORES EM SOLEDADE
Em função das fortes chuvas que caíram no mês de maio e assolaram o Rio Grande do Sul, muitos serviços foram afetados em questão de prazos, especialmente porque o sistema vindo de Porto Alegre ficou muitos dias fora do ar. Foi o caso da declaração anual de rebanho, que teve o prazo de entrega prorrogado para o dia 31/07.
“Essa declaração é importantíssima e obrigatória para todos os produtores rurais que possuam animais na sua propriedade. Caso a entrega não seja feita no prazo, pode haver o bloqueio da movimentação dos animais e uma autuação. Importante esclarecer que se o produtor foi primário, a penalidade pode ser uma advertência, caso seja reincidente, pode ser aplicada uma multa”, afirmou Isadora Corrêa, fiscal agropecuária da Inspetoria Veterinária de Soledade.
Segundo Isadora, a partir desse documento é possível saber a situação mais detalhada sobre cada propriedade. “Com a declaração em mãos, temos mais informações sobre a infraestrutura, controles sanitários e saldos dos rebanhos nas propriedades rurais do nosso município e da nossa região”, destacou.
A fiscal da inspetoria trouxe um dado bem preocupante com relação à entrega da declaração aqui em Soledade. “De todos os produtores rurais que temos no município, faltam comparecer na inspetoria para realizar o cadastro cerca de 800 produtores. Até este momento, temos 40% de declarações cadastradas, um índice considerado baixo, pois o ideal seria acima de 80%”, relatou Isadora.
Texto e foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Comentários