Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Soledade deverá decretar situação de emergência em virtude da estiagem

por Nayam Franco

Segundo a Coordenadora da Defesa Civil Aline Maciel, o Decreto de Situação de Emergência deverá ser publicado já no início da próxima semana

Na manhã desta quinta-feira (19/01), em entrevista ao jornalista Nayam Franco, a Coordenadora Aline Maciel da Defesa Civil de Soledade, fez um balanço das ações da pasta em relação ao tão aguardado Decreto de Situação de Emergência, que possibilitará amenizar as perdas do plantio no município.

Estamos fazendo o levantamento com os técnicos responsáveis pela área da agricultura, da água e do leite, para verificarmos a possibilidade da decretação da Situação de Emergência já que tivemos grandes perdas no plantio do milho e também perdas de pastagem, o que prejudica muito a produção de leite.

Os produtores começaram entrar em contato comigo já na semana passada para verificar se iríamos decretar situação de emergência. Houve uma grande preocupação principalmente com os sindicatos do milho, pois eles aguardam o decreto para seguirem com os encaminhamentos para dar respaldo e maior proteção em relação ao Seguro Agrícola e encaminhamentos do Proagro”, explica Aline.

Quando questionada sobre o prazo de publicação, Aline salienta as dificuldades enfrentadas pela Defesa Civil, “Provavelmente na próxima segunda ou terça-feira já estaremos decretando situação de emergência em Soledade. Hoje a Defesa Civil depende e trabalha em parceria com outras secretarias, principalmente com a Assistência Social para realizar o levantamento de doações e cestas básicas, assim equipamos e compramos materiais que possibilitam suprir essas necessidades nesses eventos.

Em relação à falta de água, nós já temos um levantamento das comunidades que vivem em áreas rurais, onde já está sendo realizada a distribuição de água para o consumo humano. Também estamos utilizando os recursos da Defesa Civil que vieram já na estiagem do ano passado. Nosso maior desafio é dar conta das demandas pois temos apenas um caminhão pipa para realizar a distribuição.

Estamos com um plano de trabalho já aprovado pelo governo federal através de uma emenda parlamentar do Deputado Giovani Cherini, que teria como finalidade auxiliar as comunidades rurais com construção de poços, distribuição de caixas d'água e cisternas, porém até o momento não recebemos os recursos destinados à Defesa Civil”, finaliza Aline.

 

Reportagem: Nayam Franco

Texto: Fernando Kopper

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais