Declaração Anual de Rebanho já poder ser realizada pelos produtores gaúchos
Baixar ÁudioEsse processo teve início na segunda-feira, 15/04 e termina no dia 14 de junho
O prazo para realizar da Declaração Anual de Rebanho já está aberto. Esse processo, que é uma obrigação sanitária para todas as propriedades rurais, teve início na segunda-feira, 15/04 e termina no dia 14 de junho.
“É muito importante que o produtor realize a declaração, pois ela nos proporciona saber mais detalhadamente sobre a produção pecuária das localidades. Ao preencher o formulário, é possível saber sobre a infraestrutura, controles sanitários e saldos dos rebanhos nas propriedades rurais do estado”, explicou Isadora Correa, médica veterinária responsável pela Inspetoria Veterinária de Soledade.
A Inspetoria de Soledade atende outros municípios da região, como Mormaço, Ibirapuitã, Nicolau Vergueiro, Tio Hugo, São José do Herval e Fontoura Xavier. “Vale destacar que o produtor precisa fazer a declaração no município que tem a sua propriedade cadastrada e aqui em Soledade”, informou Isadora.
Desde 2023, a declaração pode ser realizada de forma online. Para isso, o produtor pode fazer os ajustes de saldo dos animais acessando a funcionalidade "Declaração de Rebanho" dentro da plataforma "Produtor Online". Também é possível ir até a inspetoria e preencher o formulário presencialmente, que estará disponível no link: www.agricultura.rs.gov.br/declaracao.
Isadora lembra que a declaração é obrigatória e caso não seja entregue, haverá penalidade. “Se os produtores ficarem inadimplentes, estarão sujeitos à multa e, ainda, terão bloqueio no cadastro no SDA, ou seja, não será possível emitir a Guia de Trânsito Animal (GTAs)”, concluiu.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Marcos Vinícius de Souza/Tua Rádio Cristal
Comentários