Plantio da soja já tem início nas lavouras de Soledade
Baixar ÁudioA safra 2023 está bem no início, mas já tem produtores em Soledade com as máquinas nas lavouras
Os agricultores já estão se programando para o plantio da soja, que normalmente acontece no início de outubro. Alguns cuidados são de extrema importância, como o controle de pragas e doenças. A safra 2023 está bem no início, mas já tem produtores em Soledade com as máquinas nas lavouras.
“A situação é completamente diferente da safra passada. Nesse ano estamos com excesso de chuva. Para isso, é preciso um cuidado muito grande, especialmente por causa da grande umidade do solo, que tem influência direta na hora de implantar a cultura”, revelou o engenheiro agrônomo Givago Borguetti.
Segundo Givago, é preciso que o agricultor tenha atenção com a profundidade da semente e na velocidade do plantio. “É importante que a semeadura seja feita de forma mais rasa e que a distribuição das sementes seja mais uniforme, para que as plantas não fiquem muito juntas e não haja falhas na lavoura”, explicou.
Outra dica indispensável que o engenheiro agrônomo dá aos produtores é com relação ao tratamento das sementes. “Esse processo é fundamental. O agricultor precisa utilizar fungicidas, inseticidas e inoculantes, que é um insumo biológico, para ajudar no controle de doenças e pragas”, pontuou Givago.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Arquivo Tua Rádio Cristal
Comentários