CAR: preservação e integração das informações rurais e ambientais
Baixar ÁudioVale ressaltar que o Cadastro Ambiental Rural deve ser feito por todos os proprietários ou possuidores de imóveis rurais
O Cadastro Ambiental Rural é utilizado no processo de regularização ambiental, na prevenção ao desmatamento ilegal e também no monitoramento das áreas de recuperação de propriedades rurais. A partir do CAR, é possível realizar o levantamento georreferenciado do imóvel, com o objetivo de delimitar as áreas para reconhecimento ambiental.
“Uma das principais utilidades desse cadastro é auxiliar na melhoria do meio ambiente, já que por meio do CAR estão inclusos o registro obrigatório imóveis rurais, informações ambientais de áreas de preservação permanente, áreas de reserva legal entre outras características importantes” afirmou o agrônomo Idacir Scalco.
Idacir destaca, ainda, que a inscrição do imóvel rural no CAR é condição obrigatória para a adesão ao Programa de Regularização Ambiental. “Esse cadastro é a ferramenta eletrônica principal para a conservação do meio ambiente, pois auxilia diretamente no cumprimento das metas nacionais e internacionais para restauração ecológica dos ecossistemas”, afirmou.
O CAR não é obrigatório, no entanto, se alguma propriedade não apresentar esse registro, poderá sofrer algumas advertências, multas e, em casos mais graves, pode até perder o crédito rural. Vale ressaltar que o Cadastro Ambiental Rural deve ser feito por todos os proprietários ou possuidores de imóveis rurais.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Freepik/Divulgação
Comentários