Lavouras de milho estão prontas para a colheita em Soledade e região
O cenário das lavouras é satisfatório, apesar da grande quantidade de chuva que atingiu o estado
A cultura do milho está praticamente pronta para a colheita. Conforme Josemar Parise, assistente técnico regional da Emater/RS Ascar, o cenário das lavouras é satisfatório, apesar da grande quantidade de chuva que atingiu o estado no início do plantio.
“As áreas semeadas no cedo estão prontas para serem colhidas, no entanto, ainda não podemos definir um potencial de produtividades. Percebemos as lavouras com boa tecnologia, então, dependendo do hibrido utilizado, a cultura expressa potenciais produtivos que variam de 130 a 150 sacos por hectare”, explicou Parise.
Por outro lado, a suscetibilidade de alguns materiais favorece doenças folhares, o que impactou algumas lavouras. “Determinadas áreas que tinham potencial de até180 sacos por hectare, apresentaram um patamar produtivo bastante baixo. Essa baixa de produção em locais mais pontuais foi provocada pela incidência da cigarrinha”, esclareceu o assistente técnico.
Apesar desses impactos, Parise acredita que essas áreas não venham a impactar a produtividade média da região. “Até este momento, a produção do milho vem se mantendo no nível regional de produtividade projetada inicialmente, em torno dos 5300 kg por hectare”, revelou.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Igor Binotto/Tua Rádio Cristal
Comentários