Família soledadense que trabalha na cadeia leiteira participa do programa PISA
Baixar ÁudioRodinei de Lima Aguirre e Gislaine de Camargo Aguirre vivem da produção de leite e participam dessa iniciativa.
A bacia leiteira é uma das áreas da agricultura que mais demanda atenção e tempo, no entanto, se o trabalho for feito com empenho, pode se tornar muito rentável. Para auxiliar os produtores através de consultorias, o projeto Produção Integrada de Sistemas Agropecuários, PISA, visa a promoção do desenvolvimento no campo voltado aos produtores de leite.
Em Soledade, Rodinei de Lima Aguirre e Gislaine de Camargo Aguirre, moradores da comunidade da Cascata, no interior do município, vivem da produção de leite e participam dessa iniciativa.
“Para nós, participar do programa proporcionou novos conhecimentos e a oportunidade de aprender novas práticas de manejo nas lavouras de pastagens para as vacas e na plantação de milho para silagem. Sempre que o nosso consultor vem, aproveitamos para conversas e tirar todas as dúvidas”, revelou Rodinei.
O produtor conta que descobriu o PISA em 2021 e que de lá para cá, tudo melhorou na sua propriedade. “Após ingressarmos no programa, tivemos vários resultados positivos, especialmente com relação às pastagens. Aprendemos a fazer a adubação correta, a controlar a entrada e a saída dos animais nos piquetes, sempre na intenção de ter bons resultados”, frisou.
Além dos bons resultados na propriedade, o agricultor revelou que o PISA trouxe ânimo para realizar novos investimentos. “O programa nos motivou a investir em melhorias para que os nossos resultados sejam satisfatórios. Tudo o que nós fizemos é para facilitar o trabalho com as vacas e no nosso dia a dia”, pontuou Rodinei.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Fotos: ASCOM/Sicredi Botucaraí
Comentários