Colheita da soja se aproxima dos 50% com produtividade abaixo da média dos últimos anos em Soledade
Primeiros números da colheita acabam surpreendendo pela baixa produtividade em algumas comunidades
Foto: Nayam Franco/Tua Rádio Cristal
A colheita da soja em Soledade se aproxima dos 50% da área cultivada no município. No entanto, apesar do bom andamento da área colhida nos últimos dias, a produtividade está abaixo da média dos últimos anos em Soledade.
Conforme relato do acompanhamento que a Emater Soledade faz, os primeiros números acabam sendo negativos quando relacionados aos últimos anos. Roger Terra de Moraes, engenheiro agrônomo da Emater, conversou com a reportagem da Tua Rádio Cristal para falar sobre esse período de colheita.
O engenheiro lembrou que os últimos anos apresentaram, em alguns pontos da cidade, uma safra acima da média e quando comparada a safra 2018/2019, os números estão baixos para a primeira metade já colhida em Soledade.
“Sempre é algo regionalizado já que em algumas comunidades de Soledade choveu mais e outras acabou chovendo menos, bem menos até. Por isso o resultado da safra também deverá ser regionalizado. Algumas deverão colher mais do que a média, enquanto outras, em maior parte, poderão colher menos”, contou Roger.
Ele lembrou ainda que apesar da preocupação com a colheita da soja e seu resultado alterado em alguns pontos da cidade devido a uma época de bastante seca e muito calor no início de fevereiro, muitos produtores já estão se preparando para as culturas de inverno e conservação do solo.
“É um trabalho contínuo, claro que o foco principal é a soja, mas os produtores já estão se preocupando com as culturas de inverno, seja trigo ou cevada, ou como irão proteger o solo durante o inverno e assim se preparar para a próxima safra da soja”, finalizou.
Comentários