A mais importante viagem
Percebi, na minha última viagem, que ainda não sei preparar a mala certa para o destino desejado. Levo roupa demais, por medo de faltar, roupas de menos para algo que não consegui planejar, roupas inadequadas para o clima. Tudo isso evidencia o imprevisto que pode sobressaltar e nos surpreender.
Quando viajamos, carregamos de um lado para o outro uma lista interminável de objetos para não sentirmos falta de casa, misturados com um montão de tranqueiras, tomando espaços, consumindo energia e ocupando nosso tempo.
E se for para outra vida, o que levo? Como me apresento? Não consigo arrastar a mala de sempre, aquela lilás, velha e de rodinhas, que me acompanha há muito tempo e que possui uma infinidade de objetos inúteis dentro dela. Essa sem dúvida é a mais nova e temida viagem, que podemos não ter tempo de preparar, mas aleatoriamente precisamos pensar e, um dia, empreender.
Meus 50 diplomas, cursos, será que apresentando-os, consigo um passe de entrada para o céu? Que quinquilharias preciso acumular para a nova jornada?
Essa outra vida calmamente nos espera, não até que estejamos prontos, mas ali, constantemente ao nosso lado, nos aguarda. Afinal temos a morte e a vida de mãos dadas conosco, querendo ou não. Nos preparando ou não, ela vem e nos busca...
Comentários