Polícia Civil emite alerta sobre golpes em apps bancários
Se você for vítima procure diretamente sua agência bancária ou uma Delegacia de Polícia
A Polícia Civil emitiu um importante alerta sobre uma nova onda de golpes que tem como alvo clientes de bancos ou cooperativa de crédito. Utilizando técnicas de engenharia social, os golpistas estão enganando as vítimas ao se passarem por funcionários do sistema de segurança de tal instituição.
O golpe funciona da seguinte maneira: os criminosos ligam para a vítima, geralmente via WhatsApp, e alegam que uma tentativa de compra ou transação financeira foi detectada em seu nome. Para “bloquear” essa suposta atividade fraudulenta, os golpistas pedem que a vítima realize procedimentos por chamada de vídeo, durante os quais ela acaba fornecendo informações sensíveis, como senhas e tokens de acesso ao aplicativo.
A Polícia lembra que essas chamadas costumam ocorrer após as 15h, e as vítimas só percebem que foram enganadas posteriormente, quando tentam acessar suas contas e descobrem que já sofreram prejuízos financeiros.
A Polícia Civil reforça que nenhum banco ou cooperativa de crédito realiza chamadas desse tipo e orienta que, caso alguém receba ligações suspeitas, especialmente via WhatsApp, desligue e procure imediatamente a agência da cooperativa antes de fornecer qualquer informação.
Ainda não é possível saber de que forma os golpistas têm acesso aos telefones e à informação dos clientes.
Comentários