Brigada Militar realiza formatura do PROERD em Capão Bonito do Sul
Alunos das escolas Firmino Frizzo e Horácio Severo da Costa participaram das atividades
Foto: Divulgação
Aconteceu no município de Capão Bonito do Sul a formatura do Programa Educacional de Resistência as Dragas e a Violência – PROERD - para 26 alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais Firmino Frizzo e Horácio Severo da Costa.
O evento contou com a presença do comandante da Brigada Militar de Lagoa Vermelha – Capitão Marcos Mulinari Guarda e demais policiais militares, também com autoridades de Capão Bonito do Sul, direção das escolas, professores e pais dos alunos; ao final ocorreu uma confraternização entre os participantes.
O currículo para o 5º ano tem um ciclo de 11 lições, uma por semana, onde são discutidos os seguintes assuntos: informações sobre drogas para tomada de decisão responsável; riscos e consequências; pressão dos colegas, lidando com situações de tensão; bases da comunicação, comunicação não verbal e escuta ativa; bullying, ajudando os outros e obtendo ajuda dos outros.
Ao final de cada ciclo ocorre o encerrado com a formatura PROERD, sendo entregue aos alunos um Certificado de participação, além de uma medalha ao primeiro colocado de cada turma, na redação em que os alunos são instigados e escrever sobre o aprendizado e sua experiência vivida no Programa. Também são distribuídas camisetas PROERD e brindes.
Por fim, além de ser o PROERD uma atividade de educação e prevenção primária, conscientização sobre os perigos relacionados ao uso de drogas e a violência é também, uma iniciativa de policiamento comunitário e uma forma de aproximação social e interação da Brigada Militar com a comunidade escolar que recebe o referido Programa.
Essa ação deixa aos alunos a mensagem e a reflexão de que “fiquem seguros e sejam responsáveis”, observando a trilogia do logotipo PROERD – FAMÍLIA, ESCOLA e BRIGADA MILITAR – traduzindo-se num esforço cooperativo para que crianças e adolescentes fiquem longe das drogas e da violência e dessa forma possamos ter uma sociedade melhor.
Comentários