Polícia Civil realiza mais uma etapa de operação que combate estelionatários de máquinas agrícolas na região
Segunda etapa da ação foi realizada em Barracão, São José do Ouro e Cacique Doble
Na última sexta-feira, dia 18 de outubro, a Polícia Civil de Passo Fundo, com apoio das Delegacias de Polícia de Barracão e de São José do Ouro, efetuou buscas nas cidades de Barracão, São José do Ouro e Cacique Doble, restando apreendido um guincho agrícola, objeto de estelionato.
De acordo com a polícia, a ação trata-se de segunda fase da operação desencadeada em julho de 2024, quando inúmeras máquinas e equipamentos agrícolas restaram recuperados no estado do Mato Grosso, em decorrência de investigação de estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa.
O equipamento, à princípio, foi avaliado em R$ 138.000,00. Posteriormente houve uma atualização do valor para R$ 215 mil.
Relembre a Primeira etapa da Operação
No dia 2 de julho de 2024, por meio da 2ª DP Passo Fundo, foi desencadeada uma operação policial em decorrência de investigação de estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa.
Durante a ação houve a execução simultânea de 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Passo Fundo, São José do Ouro, Erechim e Cacique Doble, ocasião em que houve a apreensão de grande quantidade de documentos, celulares, notebooks, computadores, duas espingardas, munição e uma VW/Amarok.
No estado do Mato Grosso, nas cidades de Primavera do Leste e Gaúcha do Norte houve a apreensão de máquinas agrícolas e de armas de fogo. Uma pessoa foi presa em flagrante.
Em Gaúcha do Norte restaram recuperadas/apreendidas 2 plantadeiras, 3 colheitadeiras, 2 autopropelidos/pulverizadores, 1 graneleiro, 2 retroescavadeiras, 1 escavadeira de esteira, 4 caminhões, além de outros equipamentos agrícolas.
O maquinário referido foi adquirido mediante fraude contra empresas de Passo Fundo e região, bem como instituições bancárias, onde os estelionatários usavam especialmente documentos falsos. Após a entrega das máquinas, seus sistemas de GPS eram retirados para dificultar a localização posterior.
Na data de 2 de julho foram executadas buscas, com êxito na recuperação dos objetos do crime que estão avaliados em mais de 15 milhões de reais.
A operação contou com o apoio do SIPAC da 6ª DPRI e das delegacias locais: DRACO, DHPP, 1ª DP, DP Ernestina. Também houve o auxílio da 2ª DP e DRACO Erechim, DP Cacique Doble, DP Sananduva e DP São José do Ouro. No Mato Grosso houve a cooperação da DP Primavera do Leste, DP Paranatinga e CIOPAER (efetivo aéreo da PC/MT).
A investigação segue em andamento.
*POLÍCIA CIVIL
Comentários