Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Polícia Civil realiza mais uma etapa de operação que combate estelionatários de máquinas agrícolas na região

por Rudimar Galvan

Segunda etapa da ação foi realizada em Barracão, São José do Ouro e Cacique Doble

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira, dia 18 de outubro, a Polícia Civil de Passo Fundo, com apoio das Delegacias de Polícia de Barracão e de São José do Ouro, efetuou buscas nas cidades de Barracão, São José do Ouro e Cacique Doble, restando apreendido um guincho agrícola, objeto de estelionato.

De acordo com a polícia, a ação trata-se de segunda fase da operação desencadeada em julho de 2024, quando inúmeras máquinas e equipamentos agrícolas restaram recuperados no estado do Mato Grosso, em decorrência de investigação de estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa.

O equipamento, à princípio, foi avaliado em R$ 138.000,00. Posteriormente houve uma atualização do valor para R$ 215 mil.

 

Relembre a Primeira etapa da Operação

No dia 2 de julho de 2024, por meio da 2ª DP Passo Fundo, foi desencadeada uma operação policial em decorrência de investigação de estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa.

Durante a ação houve a execução simultânea de 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Passo Fundo, São José do Ouro, Erechim e Cacique Doble, ocasião em que houve a apreensão de grande quantidade de documentos, celulares, notebooks, computadores, duas espingardas, munição e uma VW/Amarok.

No estado do Mato Grosso, nas cidades de Primavera do Leste e Gaúcha do Norte houve a apreensão de máquinas agrícolas e de armas de fogo. Uma pessoa foi presa em flagrante.

Em Gaúcha do Norte restaram recuperadas/apreendidas 2 plantadeiras, 3 colheitadeiras, 2 autopropelidos/pulverizadores, 1 graneleiro, 2 retroescavadeiras, 1 escavadeira de esteira, 4 caminhões, além de outros equipamentos agrícolas.

O maquinário referido foi adquirido mediante fraude contra empresas de Passo Fundo e região, bem como instituições bancárias, onde os estelionatários usavam especialmente documentos falsos. Após a entrega das máquinas, seus sistemas de GPS eram retirados para dificultar a localização posterior.

Na data de 2 de julho foram executadas buscas, com êxito na recuperação dos objetos do crime que estão avaliados em mais de 15 milhões de reais.

A operação contou com o apoio do SIPAC da 6ª DPRI e das delegacias locais: DRACO, DHPP, 1ª DP, DP Ernestina. Também houve o auxílio da 2ª DP e DRACO Erechim, DP Cacique Doble, DP Sananduva e DP São José do Ouro. No Mato Grosso houve a cooperação da DP Primavera do Leste, DP Paranatinga e CIOPAER (efetivo aéreo da PC/MT).

A investigação segue em andamento.

*POLÍCIA CIVIL

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais