Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Salvando Vidas: Projeto é desenvolvido nas escolas do município

por Rudimar Galvan

Até dezembro deste ano as equipes de todas as escolas municipais participarão da qualificação

O Projeto Salvando Vidas, que é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Lagoa Vermelha, chegou à mais três escolas de educação infantil da Rede Municipal. Receberam a capacitação do projeto as equipes da EMEI Ederson Leite (localizada no bairro São José), EMEI Sol Nascente (bairro Gentil) e EMEI Alegria (bairro Pedregal).

O Salvando Vidas foi proposto pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto com o propósito de capacitar as equipes das escolas para atuar em situações de emergência.

A capacitação se divide em dois momentos. Primeiramente os integrantes do Corpo de Bombeiros conversam com as profissionais das EMEIs sobre primeiros socorros e os planos de emergência da escola. E, em um segundo momento da capacitação é desenvolvida a simulação de incêndio.

Nesta segunda fase da capacitação do projeto toda a escola age e se movimenta como se estivesse enfrentando uma situação de emergência. É acionado o sinal de incêndio. Acontece a simulação da ligação para informar ao Corpo de Bombeiros sobre o hipotético incêndio, ao mesmo tempo que os alunos acompanhados de docentes e servidores realizam a evacuação do prédio.

As simulações são acompanhadas por membros do Corpo de Bombeiros, que após a simulação fazem um balanço dos acontecimentos, além de transmitir orientações sobre as ações.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto, Bruna Zancan comentou que a conversa com os membros do Corpo de Bombeiros, feita após a realização das simulações, é importante, pois apresenta os pontos positivos observados na ação e indica o que pode ser aprimorado no processo.

Os treinamentos do projeto têm acontecido semanalmente nas escolas. De acordo com a diretora geral de educação infantil da Secretaria, Gabrieli Merib, as simulações serão realizadas em turnos e horários diferentes e passarão a fazer parte do calendário escolar.

Até dezembro deste ano as equipes de todas as escolas municipais participarão da qualificação. As equipes das EMEIs Pequeno Príncipe (localizada no bairro Ernani Dias de Moares), Conceição Pires (Bairro Rodrigues) e Raio de Sol (bairro Oliveira) também já participaram da capacitação desenvolvia pelo projeto.

Neste mês, de outubro, as equipes das escolas que estão fazendo participando a capacitação são a EMEI Monica Bonotto (bairro São Sebastião) e a EMEI Aquarela (centro). As docentes e servidoras da EMEI Mônica Bonotto já participaram da primeira fase do treinamento. E, no próximo dia 24 está prevista para ser realizada a simulação de evacuação na EMEI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais