Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Entenda as mudanças nos prazos prorrogados para adequação ao Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI)

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Edificações devem atender requisitos mínimos mesmo com o adiamento para a adaptação

Sargento Adenilso Sponga em entrevista concedida a Tua Rádio. Ouça o conteúdo na íntegra.
Foto: Tua Rádio Cacique

O governo do Estado prorrogou recentemente o prazo de adaptação à Lei Complementar 14.376/2013 para as edificações e áreas de risco de incêndio existentes se adequarem ao Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). O Sargento Adenilso Sponga, analista de PPCI’s do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Lagoa Vermelha, esclareceu as recentes mudanças nos prazos do PPCI no Rio Grande do Sul. Ouça a entrevista.

O novo decreto, estabelecido pelo governador Eduardo Leite (PSDB) no final de 2023, impacta principalmente edificações com mais de 750 m², ou aquelas que apresentam risco elevado, como por exemplo as centrais de gás. Para edificações já existentes, comprovadamente anteriores a dezembro de 2013, a instalação de medidas de segurança mais complexas ganhou prazo estendido até dezembro de 2026. Mesmo com a extensão de prazo, edifícios e empreendimentos são obrigados a garantirem requisitos mínimos de segurança, como a instalação de extintores, sinalização e iluminação de emergência, bem como treinamento e planos de emergência. "Há dois modelos de alvarás. Se for um local de alto risco, o alvará é de dois anos, e se for de baixo ou médio risco, de cinco anos", disse o Sargento.  

A obrigatoriedade de protocolar o PPCI segue até 27 de dezembro de 2024, e o prazo para obter o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI) foi prorrogado até 27 de dezembro de 2026, com todas as medidas de segurança contra incêndio aprovadas no PPCI instaladas e em plenas condições de funcionamento. 

Sgt. Sponga também explicou que residências unifamiliares são isentas da obrigatoriedade ao PPCI. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais