Bombeiros de Lagoa Vermelha relatam dias de resgate na Serra das Antas
Baixar ÁudioA falta de acesso facilitado obrigou a equipe a descer pelo meio do mato, enfrentando barrancos íngremes
Bombeiros do CBM de Lagoa Vermelha trabalharam no resgate na Serra das Antas, em Veranópolis, em uma missão árdua e arriscada. Os bombeiros relataram como foi a operação de salvamento, do dia 02 ao 05/05, em um terreno desafiador e perigoso. Ouça a entrevista.
O tenente Alex Moreira descreveu a missão como uma das mais difíceis que já enfrentou, marcada pelo ambiente instável e pelo desafio constante causado pelas chuvas. A falta de acesso facilitado pela BR 470 obrigou a equipe a descer pelo meio do mato, enfrentando barrancos íngremes. "Levamos mais de duas horas e meias descendo com todo o material como motosserra, macas e outros itens para tentar achar as pessoas", comentou.
O sargento Rates destacou a importância da preparação militar para lidar com situações adversas como essa. A equipe resgatou as vítimas, e procurou manter contato com colegas e familiares em Lagoa Vermelha durante a operação, para tranquilizá-los. Já o soldado Guedes, que tem menos de um ano na corporação, comparou a experiência na Serra das Antas com eventos climáticos anteriores, descrevendo o terreno como "dez vezes pior" do que havia enfrentado anteriormente. "A gente passou ali à noite, tentava descansar um pouco, embora estivéssemos molhados, encharcados, embarrados. Mas a gente sabe que esse é o risco da nossa profissão", afirmou.
Apesar das dificuldades, a equipe perseverou até o resgate completo das vítimas. "A gente sentia a dor do próximo, a gente se emocionava. Nós estávamos tranquilos porque as vítimas já tinham saído", concluiu.
Comentários