Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Comandante dos Bombeiros alerta para risco de afogamento em rios e piscinas

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Em média, região de Lagoa Vermelha registra dois afogamentos fatais todos os anos

Com a chegada dos dias quentes, é normal que as pessoas procurem se refrescar em rios, piscinas e no mar. No entanto, os banhistas devem tomar cuidado para evitar acidentes, especialmente naqueles espaços que não contam com salva-vidas.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros local, Tenente Alex Moreira Barbáro, a região de Lagoa Vermelha registra em média dois afogamentos fatais todos os anos. Ele explica que, geralmente, as vítimas são homens, menores de 14 anos. Mais 80% dos afogamentos também ocorrem em água doce.

O comandante recomenda cuidados como evitar tomar banhos em águas profundas, desconhecidas e com correnteza. A prática também deve ser evitada por quem consumiu bebida alcoólica.

A orientação para aqueles que presenciem alguém se afogando, é que primeiro lancem uma boia, corda ou galho ao afogado, e evitem saltar na água, já que há o risco de afogamento duplo.

Quando o afogado já está inconsciente, o resgate deve ser acionado. Até que os socorristas cheguem, é recomendado que o afogado seja retirado da água e colocado em terreno plano. Se estiver respirando, o afogado deve ser colocado de lado. Se não, a respiração boca a boca pode ser iniciada, seguida de massagens no peito, caso a respiração não retome. Ouça a entrevista.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais