Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Operação Federal termina com cinco indígenas presos em Cacique Doble

por Rudimar Galvan

Várias armas e munições foram apreendidas

Foto: Divulgação

A Operação Menés, deflagrada na manhã desta quarta-feira 01/03 reprime conflitos na Terra Indígena Cacique Doble, motivados pela disputa entre grupos rivais que integram a mesma comunidade.

A ação mobilizou 180 policiais federais e da Brigada Militar, Bombeiros Militares de Lagoa Vermelha,  para o cumprimento de 06 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão em Cacique Doble e no município de São José do Ouro. No final da manhã, a polícia divulgou que 05 pessoas foram presas e uma segue foragida. Armas e celulares foram apreendidos.

As investigações tiveram início a partir de tentativas de homicídio ocorridas na comunidade indígena em agosto de 2022. Desde então, vários indígenas considerados de oposição ao cacique vêm sendo perseguidos, capturados e castigados, com o objetivo de não prestarem depoimento à justiça.

A Polícia Federal realizou levantamento de local de crime e uma série de diligências que confirmam as práticas delitivas e indicam a permanente perseguição aos opositores do cacique e o elevado risco de novos conflitos violentos.

Além das medidas judiciais investigativas, são realizadas diligências para realizar a prisão de foragidos da justiça envolvidos em outros delitos que estariam escondidos na referida comunidade e na Terra Indígena Passo Grande do Rio Forquilha.

Material apreendido:

- 01 espingarda calibre 12 CBC;

- 01 espingarda calibre 22;

- 01 rifle de pressão;

- 10 munições calibre 12;

- 05 munições calibre 32;

- 09 aparelhos celulares;

Os presos foram conduzidos à Delegacia de Policia Federal de Passo Fundo para registro

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais