Vacinação contra a Gripe se aproxima
Coordenadoria Regional de Saúde deve receber 200 mil doses da vacina contra a gripe
Foto: Divulgação
O Governo Federal segue com a campanha nacional de vacinação marcada para 30 de abril. O Ministério da Saúde vai permitir, porém, a antecipação da vacinação contra a doença para os Estados interessados.
A medida foi tomada diante do surto de Gripe A em São Paulo e casos de morte em Santa Catarina. Assim que as vacinas começarem a chegar nos Estados, a aplicação já poderá ser feita, a critério de cada governo.
A 6ª Coordenadoria Regional de Saúde informou que não há qualquer previsão para a chegada das vacinas ou antecipação. O motivo é que as doses demoram, em média, 30 dias para ficarem prontas.
Os laboratórios ainda estão em produção e a estimativa é que a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde receba cerca de 200 mil doses para distribuir nos 62 municípios que atende, incluindo Passo Fundo. Quando as vacinas chegarem será seguido o plano de prioridade para os grupos de risco.
Até lá uma opção é a vacina na rede privada, que a partir do final de semana já terá doses que protegem para até quatro tipos de vírus. O corpo humano leva, em média, 21 dias para estar imunizado após a vacinação, por isso a recomendação é aplicar as doses o quanto antes.
Comentários