Coleta de sangue registra 50 doações e próximas datas já estão confirmadas para 8 e 22 de novembro
Os interessados podem fazer o agendamento pelos números (54) 3358-9601 (ligação) ou (54) 3358-9605 (ligação e WhatsApp)
Foto: Divulgação/Roselle dos Santos/Assessoria de Imprensa
Na última sexta-feira (25), Lagoa Vermelha recebeu mais uma coleta de sangue, com a equipe do Hemopasso de Passo Fundo em parceria com a saúde local. Ao todo, foram 50 doações realizadas. A média geral de doações por coleta na cidade tem ficado entre 58 a 60 bolsas, mas a procura segue abaixo do esperado, com o registro de muitos faltantes.
Entre os tipos sanguíneos mais coletados estão o O Negativo e o A Positivo. Esse perfil reflete a importância de manter um estoque regular, especialmente dos tipos O, que são universalmente compatíveis.
As orientações para quem deseja doar incluem agendamento prévio, hidratação adequada e uma refeição leve antes da doação. É necessário levar um documento com foto, que pode ser a versão digital. Jovens entre 16 e 18 anos devem estar acompanhados por um responsável maior de idade.
Os interessados podem fazer o agendamento pelos números (54) 3358-9601 (ligação) ou (54) 3358-9605 (ligação e WhatsApp).
Desde o início das doações fixas no ESF Consoladora, em 21 de junho, foram coletadas 497 bolsas de sangue em nove coletas, com uma média de 55 bolsas por evento. O tipo sanguíneo mais doado continua sendo o O Positivo, seguido do A Positivo, ambos de grande importância para o abastecimento dos bancos de sangue da região. A equipe organizadora agradece a todos os doadores que, com sua contribuição, ajudam a salvar vidas.
As próximas datas de coleta já estão marcadas para o mês de novembro, sendo dias 8 e 22. Nesses dias, o Hemopasso de Passo Fundo estará novamente em Lagoa Vermelha para receber os doadores e reforçar o estoque de sangue da cidade e região.
Comentários