Lotação de leitos no HSP de Lagoa Vermelha supera 93%
Baixar ÁudioEmergência também apresenta grande demanda por atendimento, mas maioria é de baixa gravidade
Dos 64 leitos disponíveis para internação, 60 estão ocupados no Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha (HSP). A situação de alta lotação, que ultrapassa 93%, aliada ao grande número de pessoas que buscam a Emergência por quadro de gripe, fez a direção emitir uma nota, solicitando à população regional que procure o setor apenas quando o caso for grave.
Conforme a diretora do HSP, Josiele Carloto, a maioria das mais de 200 pessoas recebidas na Emergência durante o último final de semana poderiam ter sido atendidas nos ESF, em razão da baixa gravidade.
“Entre sábado e domingo, passou dos 205 atendimentos na unidade de emergência, com a maioria população por sintomas respiratórios, o que acaba tirando a vaga das pessoas que vêm trazidas pelo Samu, Bombeiros e as urgências”, relata.
As síndromes respiratórias, como gripe e covid, são responsáveis pela maioria dos atendimentos na Emergência, mas representam 38% das internações. Josiele explica que há apenas dois pacientes infectados pelo coronavírus baixados no HSP.
Ela pediu conscientização dos moradores de Lagoa Vermelha, Ibiraiaras, Caseiros e Capão Bonito do Sul. O HSP é referência para todos esses municípios. Jociele também recomendou cuidado para evitar contaminação por gripe. Ouça a entrevista.
Comentários