Saúde do homem deve ser pensada durante o ano todo e doença necessita ser enfrentada em grupo
Baixar ÁudioPsicóloga da AAPECAN, Caroline, reforça que o grupo oferece oficinas de artesanato, culinária, ioga, pilates e grupo de apoio
Foto: Tua Rádio/Divulgação
O mês de novembro vai findando, e em mais um ano a campanha do “Novembro Azul” reforça para que os homens procurem e tenham o cuidado rotineiro com a sua saúde. O “Novembro Azul” é dedicado à conscientização, prevenção e combate a uma das doenças que mais acomete a população masculina: o câncer de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa da morte de 28,6% da população masculina.
NÃO É SÓ EM NOVEMBRO
A psicóloga da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), Caroline Bonotto esteve presente na Tua Rádio orientando o público masculino sobre a positiva mudança de hábitos que reflete na saúde. É indispensável evitar o tabagismo e o uso do álcool, ter uma alimentação saudável, praticar atividade física e dar a devida atenção ao histórico familiar com a doença – se pais, irmãos ou tios já enfrentaram o câncer. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 300 mil casos de câncer em homens são registrados anualmente no país.
Compartilhar a vivência e a luta diária contra o câncer é uma das finalidades da AAPECAN. José Jari Alves é um dos participantes do grupo, que atualmente enfrenta um câncer e busca no dia a dia a esperança para virar a página. “Quem enfrenta o câncer não pode pensar em se isolar. Existe tratamento, e no grupo da AAPECAN se constrói amizades que também estão passando pela doença”, pontua.
A AAPECAN oferece oficinas de artesanato, culinária, ioga, pilates e grupo de apoio.
Comentários