Lagoa Vermelha investe na qualificação do setor de alimentos
Cerca de 90 profissionais de estabelecimentos comerciais receberão curso gratuito de boas práticas e manipulação de alimentos
Foto: Gustavo Oliveira.
O município de Lagoa Vermelha, em parceria com as entidades CDL e Sindilojas, promove de 26 a 29 de maio, o treinamento de boas práticas e manipulação de alimentos para profissionais do ramo da alimentação. Coordenado pelas secretarias de Indústria e Saúde, por meio do departamento de Vigilância Sanitária, o curso visa capacitar, em quatro dias, funcionários de estabelecimentos responsáveis pelas atividades de fabricação dos alimentos, a elaborar, implementar e gerenciar o programa de boas práticas, seguindo os parâmetros tecnológicos apropriados e os padrões legais vigentes.
Segundo o fiscal sanitário, Cristiano de Lima, o curso prepara os participantes para o reconhecimento e aplicação das normas de boas práticas de manipulação de alimentos, em atendimento à legislação sanitária em vigor (PORTARIA 78/09). Conforme Cristiano, o evento é destinado aos profissionais de comércio de bens e serviços (padarias, restaurantes, lanchonetes, confeitarias, cozinhas industriais, etc) ou a qualquer indivíduo que tenha interesse em obter conhecimento sobre o tema.
“Há dois anos atrás promovemos este treinamento, onde foram contemplados 96 estabelecimentos, e agora nesta próxima turma, iremos alcançar um percentual de aproximadamente 100% de funcionários capacitados. Os interessados em participar deverão dirigir-se ao departamento de Vigilância Sanitária, na secretaria da Saúde, com documento de identidade ou CPF para realizar a ficha de inscrição”.
A nutricionista Liége Deferrari, que ministrará o curso, salienta que a importância do evento é para que tenhamos melhor segurança alimentar no município, com cuidados básicos que evitam a transmissão de doenças para o consumidor. “O intuito é que profissionais de 90 estabelecimentos participem, onde serão abordados conteúdos de procedimentos operacionais padronizados, controle de perigos, doenças transmitidas por alimentos, conceitos de segurança, noções de microbiologia, boas práticas e check list de verificação.
O evento é gratuito, com carga horária de 16 horas e acontecerá no Balcão do Sesc SENAC, na rua Níveo Castellano, nº 926. Maiores informações pelo telefone 3358 9600.
Comentários