Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Lagoa Vermelha destoa do Brasil e alcança metas de cobertura vacinal infantil

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Em entrevista, secretário de Saúde também anunciou oferecimento de consultas com dermatologista

Secretário Eloir Morona
Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

De acordo com dados do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), até o dia 20 de dezembro de 2022, 60,56 % da população haviam completado o esquema vacinal com todos os imunizantes oferecidos pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações). Em 2019, esse índice foi de 60,89%. No entanto, Lagoa Vermelha destoa da média brasileira, e alcançou as metas da cobertura vacinal infantil, imunizando 95% das crianças.

Conforme o secretário de Saúde de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, os resultados positivos são fruto de muito trabalho da equipe de vacinação, que desenvolve campanhas locais, promove a busca ativa da população a ser vacinada e firma parceria com escolas, para notificar os pais dos prazos para imunização.

As campanhas ainda são necessárias por conta de uma parcela de aproximadamente 30% da população, que deixa de ir aos postos em razão do desconhecimento da aplicação dos imunizantes ou não acreditam em sua eficácia.

Desde 2015, o Brasil apresenta quedas frequentes na cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Em 2022, a dimensão do problema virou uma preocupação mais evidente, principalmente após a OMS (Organização Mundial de Saúde) colocar o país entre os de maior risco para a volta da poliomielite e a Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) alertar que o único imunizante com cobertura vacinal ideal por aqui é o BCG, contra a tuberculose. No entanto, saber do problema não fez com que aumentasse efetivamente o percentual de brasileiros totalmente vacinados. 

Dermatologista no município

Em entrevista nesta terça-feira, 27 de dezembro, o secretário de Saúde de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, também anunciou a contratação de médico dermatologista, que irá atuar pelo SUS e particular no HSP. Os encaminhamentos de consultas gratuitas devem ser realizados por médicos dos ESF. Ouça a entrevista e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais