Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Médico indica que validade da lâmina não interfere no resultado de exames preventivos

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Coordenador do Ambulatório do Colo pediu que mulheres continuem fazendo exames

Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o médico Adalberto Valle Netto, coordenador do Ambulatório do Colo, esclareceu as denúncias sobre o uso de lâminas vencidas em exames preventivos realizados no município. Segundo ele, as lâminas utilizadas para a coleta de material não têm data de validade que comprometa os resultados, já que elas funcionam apenas como veículos para o transporte do material coletado até o laboratório.

Adalberto ressaltou que o laboratório responsável pelos exames confirmou que a validade das lâminas não interfere na precisão dos resultados. "A lâmina não compromete o exame. O que precisa ser verificado é se ela está íntegra, sem fissuras ou quebras, o que é avaliado no momento da coleta", explicou o médico. Ele também destacou a importância de as pacientes continuarem realizando os exames de prevenção, especialmente com a proximidade do Outubro Rosa, campanha focada na prevenção do câncer de colo de útero e mama.

Ainda sobre o uso de outros materiais, como sondas e fixadores, o médico afirmou que a responsabilidade de verificar a validade desses produtos recai sobre os enfermeiros de cada unidade de saúde. Valle Netto frisou que os profissionais de saúde em Lagoa Vermelha são competentes e cuidadosos, e que materiais vencidos são descartados conforme os protocolos estabelecidos.

O médico também fez questão de destacar que, em caso de dúvidas, os pacientes podem procurar o Ambulatório do Colo para mais esclarecimentos. "A minha maior preocupação é que as pessoas continuem a fazer o exame preventivo, que é essencial para a detecção precoce do câncer de colo de útero", concluiu.

Convidada, a secretária de Saúde de Lagoa Vermelha, Cristiane Mattos, não participou da entrevista.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais