Médico indica que validade da lâmina não interfere no resultado de exames preventivos
Baixar ÁudioCoordenador do Ambulatório do Colo pediu que mulheres continuem fazendo exames
Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o médico Adalberto Valle Netto, coordenador do Ambulatório do Colo, esclareceu as denúncias sobre o uso de lâminas vencidas em exames preventivos realizados no município. Segundo ele, as lâminas utilizadas para a coleta de material não têm data de validade que comprometa os resultados, já que elas funcionam apenas como veículos para o transporte do material coletado até o laboratório.
Adalberto ressaltou que o laboratório responsável pelos exames confirmou que a validade das lâminas não interfere na precisão dos resultados. "A lâmina não compromete o exame. O que precisa ser verificado é se ela está íntegra, sem fissuras ou quebras, o que é avaliado no momento da coleta", explicou o médico. Ele também destacou a importância de as pacientes continuarem realizando os exames de prevenção, especialmente com a proximidade do Outubro Rosa, campanha focada na prevenção do câncer de colo de útero e mama.
Ainda sobre o uso de outros materiais, como sondas e fixadores, o médico afirmou que a responsabilidade de verificar a validade desses produtos recai sobre os enfermeiros de cada unidade de saúde. Valle Netto frisou que os profissionais de saúde em Lagoa Vermelha são competentes e cuidadosos, e que materiais vencidos são descartados conforme os protocolos estabelecidos.
O médico também fez questão de destacar que, em caso de dúvidas, os pacientes podem procurar o Ambulatório do Colo para mais esclarecimentos. "A minha maior preocupação é que as pessoas continuem a fazer o exame preventivo, que é essencial para a detecção precoce do câncer de colo de útero", concluiu.
Convidada, a secretária de Saúde de Lagoa Vermelha, Cristiane Mattos, não participou da entrevista.
Comentários