Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretaria da Saúde aborda importância da alimentação na vida de pacientes ostomizados

por Rudimar Galvan

Este foi o segundo encontro realizado

Público que participou da atividade.
Foto: Divulgação/Kenya Cecconelo

Após a realização do 1º Encontro de Ostomizados, realizado no início de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde criou um grupo especial para realização de encontros mensais. Esses encontros nasceram com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes ostomizados, contribuindo com a troca de informações e apoio mútuo.

A pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a eliminação de fezes ou urina, ou então auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura se chama estoma. Ostomias podem ser temporárias ou permanentes. Já a estomia ou ostomia é o nome da cirurgia que cria o estoma.

O primeiro encontro mensal aconteceu na tarde de quarta-feira (21) e foi conduzido pela nutricionista do Município, Gabriela Cericato, que possui especialização em Nutrição Clínica e Esportiva, e em Obesidade e Emagrecimento.

Na oportunidade, a nutricionista explicou sobre a influência das práticas alimentares na vida dos ostomizados, podendo provocar repercussões significativas, tanto positivas quanto negativas, durante o processo de adaptação à nova condição de vida. 

“Uma alimentação equilibrada, variada e saudável, que respeite as preferências e tolerâncias é fundamental para promover bem estar físico, mental e social das pessoas que passaram pelo procedimento. E falar sobre a alimentação em grupo ajuda na troca de experiências e na possibilidade de mudanças”, destacou a nutricionista.

O encontro promovido pela Secretaria da Saúde envolve, principalmente, pacientes que possuem ostomia de eliminação, que consistem na exteriorização de parte do sistema digestório ou urinário.

“Pela primeira vez Lagoa Vermelha está dedicando uma atenção especial a estes pacientes. Para quem vê de fora, pode achar que é apenas um encontro de grupo, mas para quem participa, representa um suporte essencial e a certeza que não estão sozinhos na caminhada”, comentou o secretário municipal de Saúde, Eloir Morona, sobre o grupo.

Em outubro, um novo encontro deve ser realizado, abordando um novo tema, sempre com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida, de fornecer informações úteis e de promover a socialização entre os pacientes.

*ASCOM-PMLV

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais