Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Exames apontam predomínio da variante P.1 do coronavírus no Rio Grande do Sul

por Ricardo Silva

Cepa é mais transmissível e corresponde a 91% dos casos no RS

Foto: Divulgação

O novo boletim genômico do coronavírus, publicado nesta quarta-feira (26/5) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), aponta para o predomínio da variante P.1 no Rio Grande do Sul. Foram analisadas 516 amostras de 112 municípios gaúchos, sendo que em 91% dos exames o resultado foi indicativo para essa linhagem.

• Confira o documento na íntegra: Boletim Genômico 6.

Desde a primeira detecção da variante P.1 no Estado, ocorrida em janeiro, esse tipo de mutação do SARS-CoV-2 aumentou sua proporção entre as amostras sequenciadas. Todas as 161 amostras coletadas em maio deram resultado para a P.1, assim como 244 das 246 (99%) de abril.

Variantes do coronavírus

• B.1.1.7 (Reino Unido) – tem uma maior transmissibilidade e pode escapar dos anticorpos produzidos por algumas vacinas.

• B.1.351 (África do Sul) – tem uma maior transmissibilidade e alguns estudos já demonstraram uma possível diminuição da eficácia de diferentes vacinas contra essa variante.

• P.1 (Brasil) – estudos demonstraram ter maior transmissibilidade e capacidade de evadir da resposta imune de indivíduos previamente infectados pelo SARS-CoV-2.

• B.1.617 (Índia) – apresenta também uma maior transmissibilidade e ainda não há relato de transmissão local dessa variante no Brasil.

Texto: Ascom SES

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais