Paciente publica livro escrito durante internação no HSVP
Henrique Scheidt Izidro, de 17 anos, lançou recentemente a obra “Da escuridão se faça luz”
Se você tivesse que transformar sentimentos em palavras, o que você escreveria? O jovem Henrique Scheidt Izidro transformou a sua história de luta contra uma doença rara em uma coletânea de poemas e pensamentos. Intitulado “Da escuridão se faça luz”, o livro conta com mais de 60 páginas com escritos de sua própria autoria que inspiram a ver a vida por um outro olhar.
Quando tinha apenas dois anos de idade, Henrique foi diagnosticado com Síndrome de Duchenne, uma doença genética e degenerativa que causa a atrofia dos músculos e perda dos movimentos. Atualmente com 17 anos, ele tem algumas limitações físicas e depende de um respirador, mas não deixa de enxergar a vida de uma forma leve e com muito bom-humor.
O jovem encontrou na escrita uma maneira de expressar sentimentos, emoções e sonhos durante o período que esteve internado no Hospital São Vicente de Paulo, em 2023. “Em um primeiro momento eu ditava os poemas para registros pessoais, mas depois, com o incentivo da equipe, decidi transformar os escritos em livro”, conta. Foram, ao todo, seis meses de internação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Unidade Uruguai.
Como não pode escrever, ele teve a ajuda da equipe multiprofissional do HSVP. Uma de suas maiores incentivadoras é a psicóloga Gisele Dala Lana, que o escutava e escrevia cada uma de suas inspirações. “O processo de escrita era o momento dele falar, nomear o que estava pensando e sentindo diante do que estava vivenciando. Foi um privilégio ter participado desse momento”, relembra a psicóloga.
Fã da escritora Clarice Lispector, para o futuro, Henrique tem planos de lançar um novo livro, mas desta vez contando histórias. “Tenho várias ideias na minha cabeça, só ainda não as coloquei em prática. O que posso adiantar é que vai ser um livro sobre histórias”, comenta.
Com seus escritos, ele deseja inspirar outras pessoas que estão passando por situações difíceis e desafiadoras. “Não desista. Aguente firme que é uma fase que vai passar. De um jeito ou de outro vai acabar. Esteja sempre com um sorriso no rosto mesmo quando as coisas estiverem difíceis. Essa é a mensagem que eu deixo”, reforça o jovem.
O lançamento oficial do livro ocorreu no dia 17 de agosto, em Lagoa Vermelha, município onde Henrique reside com a família, em um evento marcado por muita alegria e emoção. Na ocasião, a equipe do HSVP foi representada pela psicóloga e coordenadora do Serviço de Psicologia da Unidade Uruguai, Gisele Dala Lana, e pela enfermeira Dayse Kramer. Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no instagram do Henrique, através do usuário @henrique_sciz.
Texto: Liliane Ferenci
Comentários