Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Secretaria da Saúde emite nota sobre denúncias por utilização de material vencido

por Ricardo Silva

Enfermeira candidata à vice-prefeita disse que lâminas para exames estavam vencidas há 6 anos

Foto compartilhada pela candidata da embalagem de lâminas vencidas

Durante debate com os candidatos a vice-prefeito do município de Lagoa Vermelha, na noite da terça-feira, 24/09, na Tua Rádio Cacique, a candidata Viviane Enfermeira (Republicanos) disse que material vencido era usado por enfermeiros do município. De acordo com ela, lâminas para exames e sondas de alívio eram usadas fora do prazo recomendado na embalagem. Alguns dos materiais estavam vencidos há seis anos. Diante do fato, a Secretaria de Saúde foi procurada e emitiu nota. Confira:

"Nota de esclarecimento

Diferente da informação equivocada trazida em  debate da Rádio Cacique, nesta terça-feira (24/9), a Secretaria da Saúde informa que as lâminas de coleta de exames preventivos às quais foram feitas referências, utilizadas em unidades de saúde, estavam em condições adequadas de uso, atestadas pela própria 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, que passou a orientação após contato com o setor de citotécnica do laboratório. A SMS esclarece que esse material não é estéril e não é a lâmina que determina o resultado final da análise do exame, mas sim a forma correta de coleta executada pelos profissionais, o que sempre aconteceu.

Sobre o uso de sondas vencidas, o cuidado com o material vencido e o seu devido descarte é da responsável técnica da UBS, no caso a própria enfermeira responsável. Em nenhum momento foi orientado o uso de sondas ou materiais invasivos nos pacientes com data de validade vencida. De qualquer forma, a SMS irá abrir sindicância para averiguar essa informação.

A Secretaria de Saúde reitera que jamais usaria qualquer material que coloque em risco os pacientes ou o resultado de exames, seguindo sempre rigorosos padrões de controle nas suas atividades."

 

Após a publicação, o partido Republicanos e a candidata Viviane também emitarm nota:

"Acerca da nota da secretaria de saúde sobre o debate dos vices de 24 de setembro e sobre a questão do uso de materiais vencidos na saúde, a candidata a vice Viviane Enfermeira ressalta que, ao contrário do que citada nota, de forma distorcida, faz tentar crer, em momento algum foi afirmado que o material era improprio para uso ou estéril. O que foi questionado é a compra de quantidades de lâminas de coleta em tal volume que mesmo anos depois de vencidas ainda não tinham sido consumidas. Ademais é preciso informar que Viviane comunicou o fato dos materiais vencidos a sua superiora hierárquica na Administração no dia 27 de outubro de 2023, quando sequer filiação partidária tinha. Na ocasião, comunicou a existência de lâminas  de coleta vencidas desde 2018 e fixador celular vencido há 2 anos. Inclusive a consulta da Administração junto a Sexta Coordenadoria de Saúde sobre o uso destas lâminas foi desencadeada justamente pelo questionamento feito por Viviane. Tudo isso tem devida comprovação documental. Quanto as sondas de alívio, Viviane nunca usou material vencido inclusive porque os próprios pacientes se perceberam e adquiriram por conta própria materiais novos.  É o que cabe esclarecer."

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais