Lagoa Vermelha é habilitada para receber serviço do Samu Avançado com UTI Móvel
Os municípios de Passo Fundo, Arvorezinha, Farroupilha, Frederico Westphalen, Nonoai e Santa Maria também receberão
O prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, anunciou que o município foi habilitado pelo Ministério da Saúde para receber o serviço do Samu Avançado. Com a nova Unidade de Suporte Avançado (USA), a cidade passa a contar com uma equipe de resgate composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista, sendo a SAMU Avançada uma UTI móvel para a transferência de pacientes de alto risco.
Além de Lagoa Vermelha, outras seis cidades do Rio Grande do Sul também receberão unidades de suporte avançado através do eixo Saúde do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). São elas: Passo Fundo, Arvorezinha, Farroupilha, Frederico Westphalen, Nonoai e Santa Maria.
Ainda não há uma previsão exata para a chegada do veículo a Lagoa Vermelha, pois o processo está em andamento e há diversos protocolos a serem cumpridos até a doação ser efetivada.
Durante o processo para obter o serviço, a equipe municipal participou de várias reuniões e enviou a proposta ao Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS), uma ferramenta do Ministério da Saúde que facilita e agiliza os pedidos de recursos para custeio, implantação, habilitação ou credenciamento de equipes, unidades e serviços de saúde.
Em 2021, o prefeito Gustavo Bonotto reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal de Saúde para tratar do assunto. Em outubro de 2023, após o município obter os documentos necessários junto ao Estado, a proposta foi cadastrada no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS). No decorrer de diversos trâmites, a aprovação foi obtida em junho de 2024.
"A habilitação junto ao Ministério é resultado de uma importante articulação entre a Prefeitura e outras lideranças de Lagoa Vermelha. Desde 2021, estamos trabalhando nesta solicitação que vai complementar nosso serviço. É um momento muito importante para a Saúde de Lagoa Vermelha", afirmou o prefeito Gustavo Bonotto.
Atualmente, Lagoa Vermelha conta com uma equipe de Suporte Básico do Samu, qualificada, composta por técnico de enfermagem e condutor socorrista. O repasse mensal previsto como contrapartida da Secretaria de Estado da Saúde ao município começará a partir da habilitação de custeio do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.
A chegada da Unidade de Suporte Avançado representa um avanço significativo para a saúde em Lagoa Vermelha, oferecendo um atendimento mais completo e eficiente à população.
Comentários