Rio Grande do Sul tem 23 focos de mormo
38 propriedades estão sob investigação
Foto: Divulgação
Além do foco inicial de Rolante, outros 23 focos de mormo foram identificados no Estado do Rio Grande do Sul, num total de 38 equinos com diagnóstico positivo no teste de maleína, reconhecido como diagnóstico conclusivo e definitivo para esta enfermidade pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) e na IN 24/2004 que aprova as normas para controle e erradicação do mormo.
De acordo com Marcio Quilante, Chefe da Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Lagoa Vermelha, desde a primeira ocorrência no mês de junho do ano apssado, ao todo 38 suspeitas já foram descartadas. Além dos 24 focos confirmados de total de 40 animais comprovadamente positivos, 38 diagnosticados positivos através do teste maleína, outras 38 propriedades estão sob investigação, aguardando provas confirmatórias. Cinco propriedades froam desinterditadas depois de identificadas com foco da doença e realizar o saneamento.
Marcio Quilante informa que não houve casos identificados em Lagoa Vermelha. Até o final do ano passado foram encaminhados no estado mais de 60 mil exames de sangue de equinos e o protocolo para a circulação de animais no estado continua inalterado.
Comentários