Farmácia Solidária: medicamentos doados são destinados à população
A Farmácia já atendeu a 1151 pessoas, com um total estimado de R$184 mil em remédios entregues a comunidade
“O medicamento que não é mais utilizado por você, pode fazer a diferença no tratamento de alguém”. Essas são palavras que a farmacêutica do Município, Daniele Leão de Freitas, usa para explicar o projeto Farmácia Solidária.
Desde a sua criação, em dezembro de 2019, a Farmácia Solidária, tem como finalidade permitir que qualquer pessoa doe medicamentos. Essas doações, após passarem por uma triagem, são destinadas gratuitamente para quem precisa.
Atualmente, a Farmácia Solidária funciona na Secretaria Municipal da Saúde. O espaço foi montado com medicamentos arrecadados a partir de doações de pessoas e consultórios médicos. De acordo com Daniele, o projeto tem proporcionado a população remédios que não se encontram na lista de medicamentos das farmácias Municipal e do Estado.
Segundo a farmacêutica (até o mês de setembro) a Farmácia já atendeu a 1151 pessoas, com um total estimado de R$184 mil em remédios entregues a comunidade. “Entre os benefícios do projeto Farmácia Solidária estão a redução do desperdício e a diminuição da taxa de automedicação”, falou a Daniele.
Além disso, a primeira-dama e realizadora do projeto no Município, Raquel Dalberto, acrescenta que a Farmácia também funciona como um ponto de recebimento de medicamentos vencidos. “Os remédios vencidos terão o descarte consciente, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, destacou.
O horário de atendimento da Farmácia Solidária é das 8h às 11:30, de segunda a sexta-feira. As doações de medicamentos podem ser realizadas na própria Farmácia Solidária (localizada na Secretaria da Saúde), na Farmácia Municipal (situada na Avenida Circular) e nas Farmácias Municipais dos bairros Suzana e Gaúcha.
Para a retirada de medicamentos, os beneficiários devem apresentar a alguns requisitos, como: receita médica original, documento de identificação com foto, cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência, declaração de que a renda familiar é inferior a um salário mínimo. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável.
Outras informações sobre a Farmácia Solidária podem ser obtidas pelo telefone: 3358-9603.
Comentários