Semana Nacional do Doador de Sangue: gratidão aos voluntários
Baixar Áudio11 mil doações foram registradas, neste ano, pelo Serviço de Hemoterapia, mas o trabalho de sensibilização precisa ser permanente para atender a demanda do HSVP
Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo promove a Semana do Doador. O momento é de agradecer a todos pela ação e sensibilizar mais pessoas sobre a importância deste gesto nobre e solidário.
Em 2023, 11.049 voluntários realizaram ao menos uma doação de sangue ou plaquetas. O apoio de pessoas e grupos, chamados de parceiros amigos, que são organizados por empresas e municípios para colaborar com o Serviço, demonstra que a campanha permanente da instituição deu certo e merece ser exaltada. O movimento é fundamental para suprir as necessidades do hospital que é referência para o atendimento de casos de alta e média complexidade, em uma região que compreende mais de dois milhões de habitantes.
A responsável técnica do HSVP, Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, lembra que o sangue não pode ser fabricado por nenhuma máquina, por isso o doador é considerado um verdadeiro herói. “Para atender a demanda do hospital são necessárias mais de 1.500 transfusões todos os meses. Acreditamos muito na fidelização dos doadores que, inicialmente, vêm para ajudar um conhecido e acabam retornando outras vezes. Obrigada, de coração, a cada um que colabora conosco”, agradeceu a médica.
QUEM PODE DOAR SANGUE?
Os critérios de doação são bem simples, entre eles, idade mínima de 16 anos (mediante autorização de um responsável) e ter no máximo 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos). A boa saúde também é primordial, por isso o candidato precisa estar bem alimentado, evitar o consumo de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas. Essas condutas são importantes porque podem interferir nos resultados dos testes sorológicos, então, se recomenda um período de cuidado de ao menos 12 horas.
O ciclo do doador dura de 45 minutos a uma hora dentro do Serviço de Hemoterapia. Na recepção o candidato apresenta um documento com foto para identificação e cadastro. Em seguida, passa pela pré-triagem que verifica o seu peso, sinais vitais e o risco de anemia. Depois, a enfermeira realiza a triagem clínica aplicando um questionário sobre as condições de saúde e hábitos de vida. A coleta em si demora de 5 a 12 minutos com a retirada de cerca de 450 ml de sangue. O voluntário finaliza o processo com um lanche.
O tempo entre as doações varia de acordo com o sexo, os homens podem doar até quatro vezes no ano com intervalos de dois meses. Para eles existe ainda a possibilidade de serem doadores de plaquetas aférese, quando a retirada pode ser feita uma vez por mês, com limite de 12 vezes ao ano. Já as mulheres podem realizar até três doações de sangue com intervalos de três meses.
O Serviço de Hemoterapia está localizado no Hospital São Vicente de Paulo, com acesso pela portaria da Radioterapia. O endereço fica na Rua XV de Novembro, nº 485, no 5º andar do prédio. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8 às 14 horas. E, uma vez por mês, aos sábados de manhã, são realizadas coletas mediante agendamento prévio. Mais informações pelo telefone (54) 3316 4087.
Dia do Doador de Sangue será marcado por sessão de autógrafos
No dia 25 de novembro, acontece no Passo Fundo Shopping o lançamento da terceira edição do livro “Doadores do Amanhã - A caminho de inovações”. A obra, que já tem uma versão em e-book, incentiva a comunidade a doar sangue como um gesto voluntário e nobre para salvar vidas. Um dos capítulos destaca a Campanha da "Blitz da Doação de Sangue nas Escolas", que contou com a participação de jovens de 14 instituições públicas e particulares.
A partir das 14 horas uma sessão de autógrafos para convidados será realizada na Unidade de Relacionamento do HSVP com a presença da médica do Serviço de Hemoterapia, Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo e de representantes das entidades que apoiaram o projeto, HSVP, APL, UPF, Prefeitura e Secretaria da Educação de Passo Fundo, 6ª Coordenadoria Regional da Educação do Governo do RS e o autor da Lei Municipal Doadores do Amanhã, vereador Saul Spinelli.
Comentários