Enfermeiro alerta para sintomas da dengue e reforça importância da prevenção
Baixar ÁudioEm 2024, Lagoa Vermelha já teve um caso confirmado da doença. Outras duas suspeitas foram descartadas
O estado do Rio Grande do Sul enfrenta um momento de epidemia de dengue. Lagoa Vermelha já registrou o primeiro caso da doença em 2024, e outras duas supeitas foram descartadas. Com a presença do vírus no município e região, a Tua Rádio Cacique conversou com o coordenador do curso de enfermagem da Atitus e enfermeiro, Michael Amarante, que repassou informações e orientou sobre os sintomas da dengue. Ouça a entrevista na íntegra.
De acordo com o enfermeiro, a doença pode se manifestar de forma bifásica. “A dengue se apresenta especialmente com sintomas mais intensos nos primeiros três dias. A febre intensa e abrupta é o primeiro sintoma do qual devemos ficar atentos. Dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor nas articulações são muito comuns nesse primeiro período da dengue”. Em 2024, o RS já teve seis mortes em decorrência da infecção viral. Dos 497 municípios do Estado, 466 estão infestados pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor.
Durante os três primeiros dias da infecção, os pacientes podem apresentar enjoos, dores abdominais, náuseas, vômitos e fadiga. Amarante aconselhou que, ao identificar esses sintomas, é crucial procurar imediatamente os serviços de saúde, desencorajando a automedicação e o uso de anti-inflamatórios. "A hidratação e o repouso são fundamentais no tratamento da dengue. Não podemos subestimar a gravidade da doença ou assumir que pode ser algo mais simples".
Quanto à prevenção, o enfermeiro disse que a vigilância é a melhor estratégia. Evitar a reprodução do mosquito transmissor, eliminando focos de água parada e adotando medidas como o uso de repelentes são fundamentais para a proteção.
Comentários