Dezembro Vermelho marca atividades de prevenção ao HIV/Aids
Atualmente, o SAE de Lagoa Vermelha é referência para 22 municípios
Foto: Divulgação/Pedro Ramos/PMLV
A campanha Dezembro Vermelho, instituída em todo o território brasileiro pela Lei nº 13.504/2017, chama a atenção para a prevenção contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), além de apoiar a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
O intuito é alertar e conscientizar a população sobre formas de contágio e tratamento destas doenças marcadas pelo preconceito que gera em portadores. No mundo, muitas ações voltadas ao tema se concentram no dia 1º de dezembro, que é o Dia Mundial de Combate à Aids.
A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações voltadas ao enfrentamento do HIV/Aids e às demais ISTs, apoiadas pelos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde).
Em Lagoa Vermelha, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), vem realizando uma série de visitas e ações. Nessa semana, a equipe esteve no supermercado StokCenter com uma blitz, onde foram realizados testes rápidos e orientações aos clientes e funcionários.
Aids
Causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (sigla em inglês HIV), a doença ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo. A transmissão acontece via relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Atualmente, existem tratamentos para todas as pessoas diagnosticadas com HIV por meio de medicamentos antirretrovirais. O objetivo do tratamento é que a partir do diagnóstico o sistema imunológico possa ser poupado para evitar que a imunidade caia e que a Aids apareça.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo, mas podem ser transmitidas, de maneira menos comum, pelo contato de mucosas ou pele com secreções corporais contaminadas. O tratamento melhora a qualidade de vida, além de interromper a cadeia de transmissão.
Sobre o SAE:
O SAE é uma unidade ambulatorial da Secretaria Municipal da Saúde voltada a atenção integral às pessoas com HIV/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. Sua equipe é formada por um quadro multidisciplinar, composta por Enfermeira, Farmacêutica, Médico, Auxiliar de Farmácia e Técnico em Enfermagem. Atualmente, o SAE de Lagoa Vermelha é referência para 22 municípios.
Comentários