Ana Julia é a primeira criança vacinada contra a Covid-19 em Lagoa Vermelha
Ana mora no bairro Rodrigues e tem nove anos
Um ano após o início da vacinação contra Covid-19 em adultos, a Secretaria de Saúde de Lagoa Vermelha aplicou, nesta sexta-feira, 22 de janeiro, a primeira dose pediátrica. Integrante do grupo prioritário, Ana Julia de Oliveira, de nove anos, moradora do bairro Rodrigues, recebeu a primeira dose do imunizante Pfizer. Ela estava acompanhada da mãe.
A vacinação, iniciada pelo grupo de crianças com comorbidades ou deficiências permanentes, têm como local de referência a Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora Consoladora, a qual deverá atender nessa primeira etapa todas as terças e sextas-feiras, as crianças de 5 a 11 anos. Nesses dias não haverá aplicação de outras vacinas na Unidade.
Para que os pequenos recebam o imunizante é necessária a apresentação de CPF ou cartão SUS dos responsáveis e RG ou certidão de nascimento da criança. Além disso, a orientação do Ministério da Saúde é para que seja apresentado um comprovante, como receita médica, laudo de exame ou qualquer outro documento comprobatório. A validade dos documentos é variável, uma vez que muitos diagnósticos são permanentes.
Comorbidades:
– Obesidade Grave (Acima do percentil 95)
– Pneumopatia (Asma, apneia do sono, fibrose cística, etc)
– Imunossupressão (quimioterapia, uso contínuo de corticóide, etc)
– Doença hematológica (anemia falciforme, hemofilia, etc)
– Doença cardiovascular (hipertensão, cardiopatia, etc)
– Doença neurológica (epilepsia, autismo, transtorno de atenção e hiperatividade, etc)
– Diabetes Melittus
– Outras (doenças renais, doenças hepáticas)
Após vacinadas, as crianças deverão permanecer no local de imunização por 20 minutos, em observação, por recomendação do Ministério da Saúde. Para atender às famílias, a Prefeitura organiza a logística para otimizar o processo desde a recepção até a liberação da criança imunizada. Entre as etapas, há orientações aos responsáveis.
A vacinação de crianças contra a Covid-19 seguirá com agenda para outros grupos, na faixa etária de 5 a 11 anos, nas próximas semanas, onde a população deve se manter informada.
Contato para agendamento:
ESF Nossa Senhora Consoladora – (54) 3358-2987/ WhatsApp (54) 99688-7611
Sala de vacinas – 3358-2676
Comentários