Secretaria de Saúde de Capão Bonito vai iniciar a distribuição de fraldas geriátricas
Beneficiados devem estar cadastrados no Posto de Saúde
Foto: Amanda Nunes
A Secretaria de Saúde e Assistência Social do município de Capão Bonito do Sul vai iniciar a distribuição de fraldas geriátricas para pacientes que estiverem cadastrados no Posto de Saúde. Essa medida foi adotada devido ao fato de haver na cidade pessoas idosas e pacientes com deficiência adquirida ou congênita que precisam usar diariamente fraldas geriátricas, sendo que o custo deste produto sempre pesa no orçamento mensal dos idosos.
A Secretaria está habilitada junto ao sistema GUD – Gerenciamento de Usuários com Deficiência - através do qual é montado um processo administrativo para solicitação deste insumo. Além disso, o registro dos usuários com solicitações é sistematizado e dimensionado, proporcionando controle de dispensa, bem como o estudo epidemiológico da prevalência das solicitações, tais como patologias, idade e regiões de maior incidência.
O paciente deve procurar um dos Postos de Saúde e apresentar CPF e prescrição/laudo médico com as seguintes informações: a) número de inscrição do médico no Conselho Regional de Medicina – CRM, assinatura e endereço do consultório; b) data de expedição da prescrição médica e/ou laudo/atestado médico; c) nome e endereço residencial.
Fica dispensada a obrigatoriedade da presença do paciente, titular da prescrição médica e/ou laudo/atestado médico, quando estiver enquadrado na condição de incapacidade, podendo, nesse caso, o produto ser adquirido mediante a apresentação dos seguintes documentos: I – do paciente, titular da receita: CPF, RG ou certidão de nascimento; e II – do representante legal, o qual assumirá, juntamente com o estabelecimento, as responsabilidades pela efetivação da transação: CPF e RG.
A quantidade disponibilizada é de até 180 fraldas geriátricas ao mês.
Comentários