Funcionários do Hospital São Paulo protestam por atraso de salários
Direção afirma que situação será resolvida nesta semana
Nesta segunda-feira, dia 21, os funcionários Hospital Filantrópico São Paulo de Lagoa Vermelha realizaram uma mobilização das 13:00 às 14:00 defronte à instituição. Eles protestam pelo atraso nos seus salários: no mês de novembro os 105 profissionais receberam só 40% e apenas 50% do 13º Salário.
A decisão foi tomada pelos trabalhadores em assembleia realizada na noite de sexta-feira (18/12) pelo SINDISAÚDE, quando também sinalizaram com a possibilidade de paralisar suas atividades caso a situação perdure.
O Hospital São Paulo, que possui 82 leitos, pertence à Fundação Araucária, de São José do Ouro (RS), que também administra o Hospital São José e o Instituto Criança Adolescente, ambos naquela cidade.
A Fundação ainda possui unidades em outras cidades do interior do estado como Bento Gonçalves, onde os funcionários paralisaram suas atividades em setembro também por atrasos salariais.
O Sindicato dos Enfermeiros do RS (SERGS) já encaminhou notificação extrajudicial à Araucária devido à reiterados atrasos salariais.
A adesão foi grande de todos os setores do Hospital. Durante a manifestação, em cada setor ficou uma pessoa responsável.
A direção do Hospital São Paulo foi contatada pela nossa reportagem e disse que a situação deve ser resolvida nesta semana. Os funcionários ameçam greve a partir de quarta-feira, caso não seja pago a totalidade do salário de novemrbo e a segunda parcela do décimo terceiro salário.
Ouça entrevista de Terezinha Perissinotto - Presidente do SINDISAÚDE:
Comentários