Campanha de Doação de Medula Óssea ocorre no próximo dia 27 de novembro
Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 34 anos, estar em bom estado de saúde
Com o objetivo de ampliar o número de doadores de medula óssea em Lagoa Vermelha, está sendo realizada no município uma campanha de cadastro de doadores de medula óssea. A iniciativa é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Hospital São Paulo, Hemopasso e Lions Clube Melvin Jones - Lagoa Vermelha.
As pessoas interessadas em se tornar doadoras podem realizar o seu cadastro deve ser diretamente no Hospital São Paulo, por meio do contato 3358 – 8704 (também é WhatsApp). A coleta de sangue será realizada no dia 27 de novembro no Hospital São Paulo.
Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 34 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplástica, hematológica ou do sistema imunológico.
Passo a passo para a doação:
- No dia da coleta é necessário comparecer portando documento oficial com foto, CPF, endereço completo com CEP e informar pelo menos o telefone de dois contatos, para o cadastro.
- Será realizado um cadastro e coletado 4mls de sangue.
- Essa amostra de sangue será encaminhada ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre de Porto Alegre (HCPA), onde será realizada a tipagem do sangue por exame de histocompatibilidade (HLA). Os resultados serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
- Após o ingresso dos seus dados você já poderá se considerar um candidato a doação. E, a qualquer tempo até você completar 60 anos o Registro poderá solicitar novas amostras de sangue, bem como o seu comparecimento para realizar o transplante.
- No Brasil existem duas técnicas de transplante, a primeira é uma punção óssea na região da bacia, sob anestesia, procedimento em bloco cirúrgico. A segunda é através de aférese, como se fosse uma doação de sangue normal, porém é uma máquina que coleta apenas as células necessárias para o transplante. Ambos os procedimentos são simples e totalmente seguros.
- A recuperação pós transplante é rápida, tanto que em 15 dias a sua medula já está totalmente reposta e pronta para um novo transplante caso haja uma nova compatibilidade.
Doenças que impedem a doação de Medula Óssea:
Aids/HIV, Hepatite, Câncer, Doenças Autoimunes, Epilepsia, Doenças sexualmente transmissíveis, Diabetes (uso de insulina).
Comentários