Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Um surto de caxumba está colocando o Rio Grande do Sul em alerta

por Rudimar Galvan

Já são 65 casos da doença registrados

Foto: Divulgação

No estado do Rio Grande do Sul já foram registrados 65 casos de caxumba até o início do mês de abril, 95% acometeram jovens entre 16 e 20 anos. O médico pediatra Juarez Cunha, integrante do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), explica que os casos vem ocorrendo no estado são em pessoas que não receberam a vacina na idade infantil.

Tem sido observado em vários outros lugares do mundo como nos Estados Unidos também. No Brasil em São Paulo e Rio de Janeiro, e desde o ano passado temos observado em Porto Alegre", destaca o pediatra. Os números, no entanto, podem ser maiores, já que não é obrigatória a notificação no país. Juarez Cunha acrescenta, porém, que em Porto Alegre os médicos são orientados a informar o município sobre os casos.

A caxumba é transmitida por vírus e pela respiração, e causa aumento de glândulas salivares, dor e febre. O Programa Nacional de Imunizações fornece a vacina tríplice viral para pessoas com até 49 anos, gratuitamente. Desde 2013, bebês de 1 ano recebem a vacina, que tem um reforço quando a criança completa 1 ano e 3 meses.

"São consideradas protegidas as pessoas que têm essa vacina. O problema é que temos uma série de adultos não vacinados, já que não tinha tríplice viral na rede pública. Temos uma cobertura vacinal de 75% em 2015, o que é baixo para a primeira dose", salienta o especialista.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais