Sananduva se aproxima de 350 casos confirmados de dengue em 2024
Baixar ÁudioNo país, mais de 4 mil mortes relacionadas a dengue foram confirmadas neste ano
Foto: Augusto Borges/Prefeitura de Sananduva
A atualização de dados do Painel da Dengue no RS, portal oficial do governo do Estado que atualiza os números de infecções, aponta que Lagoa Vermelha registrou 20 casos confirmados neste ano. Ibiraiaras, município vizinho, registra sete. E distantes cerca de 50 km de Lagoa Vermelha, em Sananduva, acende-se um alerta a nível regional. O município se aproxima dos 350 quadros de dengue em 2024.
O coordenador de Vigilância Ambiental, Estevan Pivetta, relatou que o município enfrenta um número expressivo de casos devido a uma combinação de chuvas contínuas e temperaturas favoráveis, que facilitam a reprodução do mosquito Aedes aegypti.
A equipe de combate à dengue no município é composta por sete agentes de combate a endemias, além de outros profissionais da saúde. Pivetta falou que os grupos trabalham na eliminação dos criadouros do mosquito, embora enfrentem desafios devido à presença de riachos e córregos que cortam a cidade, contribuindo para o acúmulo de água parada. Além dos corpos d'água naturais, há problemas encontrados principalmente em caixas d'água mal vedadas e outros recipiente
Apesar do alto número de casos, o sistema de saúde de Sananduva tem conseguido atender a demanda sem sobrecarga. Em nível nacional, o Brasil ultrapassou a marca de 6 milhões de casos de dengue, com mais de 4 mil mortes confirmadas.
Comentários