Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cardiologista fala da saúde do coração e práticas que reduzem risco de infarto

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Estima-se que no Brasil ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto

Médico cardiologista, Matheus Oliveira Becker
Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

O Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país. Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito. Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o médico cardiologista, Matheus Oliveira Becker, falou sobre a saúde de coração e as práticas que reduzem o risco de morte.

O ataque cardíaco é a morte de células do músculo do coração devido a formação de coágulos que interrompem o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. Pode ocorrer em diversas partes do coração, dependendo da área que foi obstruída e, em casos raros, o pode acontecer por contração da artéria, interrompendo o fluxo sanguíneo ou por desprendimento de um coágulo originado dentro do próprio coração e que se aloja no interior dos vasos.

Para diminuir o risco de morte, o atendimento de urgência e emergência, nos primeiros minutos, é fundamental. Os principais fatores de risco são tabagismo, sedentarismo, alimentação ruim, colesterol alto e estresse em excesso. Além do infarto, essas condutas podem provocar hipertensão, AVC, obesidade, depressão e diabetes. Diabéticos e hipertensos têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto.

O tratamento, geralmente, é cirúrgico e/ou medicamentoso, com uso de anticoagulantes, por exemplo. A prática regular de atividades físicas, alimentação adequada, não consumo de álcool e qualquer tipo de tabagismo ajudam a proteger o coração. Ouça a entrevista.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais