Santini participa de audiência no Tribunal de Contas sobre os contratos com os hospitais filantrópicos
Assunto tem sido pauta de constantes encontros
Foto: Mayara Dalla Libera
Como presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) esteve em audiência no Tribunal de Contas do Estado (TCE), ao lado do secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, e do diretor da Confederação das Misericórdias do Brasil, Julio Dornelles de Matos, na tarde desta terça-feira (13). Estiveram presentes, o presidente do TCE, Marco Peixoto, e o vice-presidente, conselheiro Iradir Pietroski.
Na oportunidade, os gestores trataram com o Tribunal sobre eventuais apontamentos que vem ocorrendo diante dos contratos firmados entre Estado, Municípios e entidades hospitalares filantrópicas. “Pedimos apoio do órgão para buscarmos melhorias nestes contratos. Com isso, teremos avanços significativos na qualidade e ampliação dos serviços prestados à população”, enfatizou o parlamentar.
Julio Dornelles de Matos explicou que há um impasse no que diz respeito às metas estabelecidas nos contratos com os prestadores de serviços – incluindo os hospitais filantrópicos. “Os hospitais superam 90% desta meta, mesmo assim, sofrem com descontos no valor dos contratos. Em vista que os hospitais já trabalham com um déficit de R$ 40 por atendimento na tabela SUS e o custo por atendimento é muito alto, isso representa um alto impacto nas contas dos hospitais”, expôs, dizendo que é “necessário ver além dos números e analisar o impacto que esses apontamentos terão na prestação de serviços para a população e nas contas dos hospitais, que já sofrem com o estrangulamento das finanças”.
Agora, uma nova reunião foi marcada para esta sexta-feira (16) com os técnicos do Tribunal de Contas, para tentar encontrar caminhos para o impasse. Na oportunidade, também tratou-se do andamento de um recurso oriundo da consulta popular que foi direcionado para a Santa Casa de Porto Alegre no valor de R$ 1.309.000,00 para a compra de equipamentos médicos.
Comentários